sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

II Noticia no "Reconquista"

Feira das Sopas em Escalos de Cima

Que grande caldinho!

Se gosta de sopas e caldos então aproveite para dar um salto até aos Escalos de Cima. Na mesa vai estar uma ementa recheada de vitaminas à sua espera.

Por: Cláudia Baltazar3 de Dezembro de 2009 às 16:15h

O edifício Multiusos, em Escalos de Cima, vai receber este sábado e domingo, dia 5 e 6 de Dezembro, a III edição da Feira das Sopas. Uma iniciativa da associação Guardiões da Luz, em parceria com a Junta de Freguesia de Escalos de Cima e Câmara Municipal de Castelo Branco.
Participam na confecção das sopas os restaurantes Quinta da Bigorna, English Savoy e Eurest. Aceitaram também o convite as colectividades Escalar, Guardiões, Caça e Pesca, Clube Desportivo e Turbolentos, contando-se ainda com a presença do Centro de Dia e Jardim de Infância, todos daquela localidade. Cabe ao júri, formado pelo confrade Manuel Poças das Neves, Padre António Castanheira e os professores Elisabete Macedo e Florentino Beirão eleger a melhor sopa segundo os critérios do regulamento, que se apoiam no sabor, originalidade e apresentação.
O certame abre ao público no sábado às 17H00, com a presença das individualidades oficiais, ao som do grupo de precursão da Arca, de Alcains. Às 19H00 decorre uma prova do concurso gastronómico e às 22H00 sobe ao palco o irreverente grupo de música tradicional portuguesa “ Diabo na Cruz”.
A manhã de domingo é dedicada às relíquias de duas rodas. Nada melhor do que pegar na bicicleta da arrecadação e dar uma voltinha de 15 quilómetros, para o passeio de pasteleiras, marcado para as 10H00. O desafio partiu da Associação Turbolentos e está inserida na programação da Feira das Sopas, que abre ao público para o almoço às 12H00.
A tarde vai ser animada pelo Rancho Folclórico do Lar Major Rato, seguido da actuação do grupo de cavaquinhos “ Sempre Frescos”, do Sobral do Campo.
Para as 21H00 está marcada a entrega dos prémios do concurso gastronómico.
Durante a feira vai estar patente uma exposição de produtos artesanais e actividades económicas da freguesia. À semelhança do ano passado, a paróquia de São Pedro vai marcar presença com algumas iguarias doces.
No ano transacto passaram pelo certame 1200 visitantes. Este ano a organização espera receber mais pessoas, numa feira que pretende ser uma referência na freguesia e no concelho, contribuindo para a recuperação da gastronomia tradicional.
“A que sabe esta história?”
Este foi o mote encontrado pela Junta de Freguesia, para criar um espaço durante o decorrer da feira, dedicado às crianças.
A iniciativa, segundo o executivo da Junta, “pretende ocupar as crianças durante o evento, de modo também a criar hábitos de alimentação saudável”.
Através da sua criatividade, s crianças podem desenhar, pintar ou até escrever. Às 17H30 é o momento “a que sabe esta história”. Aqui as crianças podem ouvir contar histórias com humor e sabor.
A história do “Frei João” e a “ Princesa e a Ervilha”, foram as escolhidas para dar asas à imaginação e preparar uma sopa com os ingredientes que fazem parte da história. À 20H00 é altura de (a)provar os dotes culinários das crianças que vão ter oportunidade de saborear a sopa que foi confeccionada pelos participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário