segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

III Noticia Feira das Sopas no "Reconquista"

Foram confeccionados quase dois mil litros de sopa

Escalos de Cima tem as melhores sopas do mundo

A Feira das Sopas, em Escalos de Cima, foi mais uma iniciativa de sucesso da Associação Guardiões da Luz. E é para continuar. Para o ano há mais sopa.

Por: Cristina Mota Saraiva

10 de Dezembro de 2009 às 11:15h

As sopas eram para todos os gostos e ninguém ficou indiferente a toda a panóplia de sabores e aromas, que se foram misturando, à medida que se ia provando. E como deixou claro o vice-presidente da Câmara: “estas são, sem dúvida, as melhores sopas do mundo, porque os nossos produtos são sempre os melhores do mundo”, garantiu Luís Correia.

No total dos dois dias da Feira das Sopas, no passado fim-de-semana, cozinharam-se no Pavilhão Multiusos de Escalos de Cima cerca de dois mil litros de sopa. Participaram na iniciativa da responsabilidade da Associação Guardiões da Luz seis associações da localidade e mais três restaurantes.

No exterior uma outra tenda acolhia a parte do artesanato e produtos regionais. Este foi o terceiro ano e pode dizer-se que a Feira tem pernas para continuar.

A associação prepara e organiza o evento e a Câmara de Castelo Branco e a Junta de Freguesia de Escalos de Cima dão o apoio. “É para continuar”, garante Helena Pires, dos Guardiões.

Apesar de esta direcção ser nova e assumir pela primeira vez a organização, as coisas correram a contento de todos. Esta é, sem dúvida, como garante, a grande organização da associação.

Satisfeito com a actividade estava também, o presidente da Junta. Afonso Batista deixou evidente o seu apreço pela associação e um agradecimento especial à autarquia albicastrense por continuar a apoiar a organização. Os agradecimentos do autarca da Junta estenderam-se a todos os expositores, uma vez que como disse, sem eles também não seria possível levar a iniciativa para a frente.

“Esta é mais um evento que representa a estratégia que tem sido desenvolvida pela Câmara Municipal”, afirmou Luís Correia.

Não só pela utilização que se dá aos espaços feitos pela autarquia, como pela defesa dos produtos da terra e preservação das tradições. “Isto é o que temos vindo a fazer”, adiantou o vice-presidente.

Luís Correia realçou, igualmente, o papel da associação e da Junta na ajuda que têm dado na promoção do que ali se faz de melhor. “E que depois disto tenhamos os nossos produtos mais valorizados, perspectivando o nosso futuro”, reforçou.

Este ano, cerca de mil pessoas passaram pelo Multiusos de Escalos de Cima, onde saíram vencedores o restaurante Quinta da Bigorna, com a sopa de bacalhau à Bigorna, seguido o restaurante D’Guste, com a sopa de peixe. Pelo lado das associações venceu o Centro de Dia de S. Pedro, com a sopa da matança, e em segundo ficou a Associação Os Turbolentos, com a sopa de lebre.

Paralelamente, decorreram actividades para as crianças, com destaque para a Hora do Conto, no stand da Junta de Freguesia. Aí os mais pequenos ouviram contar a história da “Sopa de Pedra” e no final puderam saborear esta mesma sopa, uma vez que o restaurante English Savoy a apresentou a concurso.

O Grupo de Percussão da Arca, de Alcains, animou a festa de abertura do certame.

Sem comentários:

Enviar um comentário